Tuesday, August 7, 2007

Aula do dia 06/08

Caros alunos:

A aula inaugural não ocorreu exatamente como eu previ, mas acabamos cobrindo o que eu havia planejado, de qualquer forma. Quis usá-la para apresentar o programa e o calendário da disciplina, bem como para explicar detalhes sobre o sistema de avaliação e sobre o primeiro trabalho. Num segundo momento, achei necessário retomar também o próprio conceito da disciplina e sua inserção dentro do curso de Letras. Isso tudo foi feito, somado ainda ao prazo em que nos ocupamos de apresentações e de um batepapo bem informal sobre o ensino de língua inglesa e as experiências de vocês com este.

Sobre o programa, interessa dizer que nossa disciplina, a princípio, aparenta ter um caráter eminentemente teórico. Não é bem o caso. Na verdade, a intenção dos estudos em metodologia é fazer a articulação entre os conhecimentos teóricos e os práticos, visando a superação da visão dicotômica que existe entre essas duas áreas do saber. Não há teoria que não seja definida com base numa prática, nem uma prática que não seja explicada por nenhum tipo de teoria. Esse aspecto integrador ficará bem visível quando estivermos trabalhando com as Orientações Pedagógicas do CBC e durante as apresentações do segundo trabalho.

Isso remonta aos conteúdos tratados na parte final da aula, na fase de conceituação da disciplina. Vimos os conceitos de Abordagem, Método e Técnica, e a Metodologia como a disciplina que, no ensino de línguas, engloba os três. Para fazer o download dos slides que foram apresentados, clique aqui. O arquivo encontra-se hospedado em um drive virtual, que criei para disponibilizar os arquivos que eu vier a utilizar com vocês durante as aulas. Para acessá-lo, clique aqui. Enviei para lá também o plano da disciplina e a ficha com a proposta do primeiro trabalho. Estão ambos na pasta "Textos".

Por falar em trabalhos, preciso que vocês me entreguem, inclusive, os nomes dos alunos nos oito grupos (o número de integrantes de cada grupo é livre). Algo que esqueci de falar, e que acho bom deixar claro é que a avaliação de cada membro será dada individualmente: A elaboração e o desenvolvimento do do trabalho será feita em grupo, mas eu conferirei a nota, primordialmente, com base nos desempenhos individuais. Bem, isso, na verdade, eu explicarei melhor no dia que vocês me entregarem o primeiro trabalho: 25 de setembro.

Por enquanto é só. Na aula de hoje, veremos algumas concepções de aprendizagem que subsidiam o ensino de línguas nas abordagens e métodos que vamos estudar. Vejo vocês lá, abraços!

P.S.: Para comentar os textos do blog, clique em "Comments", e, na janela que se abrir, escreva sua mensagem. Caso você não tenha uma conta no Blogger, selecione "Outro" e escreva seu nome, colocando um link para sua página pessoal. Aguardo comentários!

2 comments:

Anonymous said...

Achei muito legal vc ter começado suas aulas fazendo um revisao do conteudo estudado até entao.
Principalmente na ultima aula qdo vc fez uma especie de "percurso historico" da linguistica!
Essas revisoes nos auxiliam muito na abordagem do conteudo.

Unknown said...

Seguindo a mesma linha da Deyse, no comentario acima, gostei muito da revisão do conteúdo. Muitas coisas que estavam "adormecidas" na mente de muitos voltaram a florescer novamente. Isso é de grande valia, uma vez que o conteudo a ser trabalhado esta ligado intimamente com esses conceitos.