Monday, July 30, 2007

Saudações!

Prezados alunos:


Como já devo ter lhes notificado em sala de aula, este site funcionará como uma espécie de "diário da disciplina", onde pretendo postar resumos das aulas já ministradas, textos opcionais para estudo, dentre outros conteúdos que vierem a se mostrar importantes e/ou interessantes.

Isso relaciona-se ao próprio conceito desse tipo de site. Para quem não sabe, ele foi feito na estrutura de um blog. "O que raios é um blog?" Simples: O termo refere-se à expressão da língua inglesa "web log", que significa "diário na rede". Basicamente, é um tipo de site em que o usuário pode pode publicar conteúdos como textos e imagens sem ter que dominar a complexa linguagem da programação de páginas. Uma variação bem popular usada por adolescentes é o chamado "fotoblog" (também "fotolog", ou ainda simplesmente "flog"), que é exclusivo para a postagem de fotos.

Estes são recursos que podem, inclusive, ser usados pela maioria dos professores atualmente. Dependendo da escola, muitos dos alunos podem acessar a internet (seja em casa ou no laboratório de informática), e é quase certo que eles sabem fazê-lo melhor do que seus professores. As novas tecnologias da informação e da comunicação pela rede abrem um grande leque de possibilidades para o ensino. Não se pode desperdiçar esse potencial.

Num blog, a interatividade maior fica por conta do recurso dos "Comentários" (ou "Comments", nas páginas em que o sistema não estiver em português). Por meio deste, o usuário pode escrever suas opiniões a respeito do texto lido, ou mesmo fazer perguntas, que serão respondidas pelo dono do blog, ou por outros leitores.

Eventualmente, os comentários acabam "roubando a cena" de um texto principal: A pessoa lê um comentário, posta outro em seguida, que recebe mais uma resposta, e assim sucessivamente, até um verdadeiro debate se formar. A estrutura de um blog, entretanto, não é muito propícia para esse tipo de interação, porque privilegia a leitura. Existem sites mais adequados para isso, chamados "fóruns". Estes, por sua vez, podem ser facilmente encontrados em sistemas de redes sociais, como o orkut, por exemplo, onde é mais fácil várias pessoas postarem e interagirem do que nos comentários de um blog.

Para podermos nos valer de tal recurso também, criei uma comunidade no orkut para nossa disciplina, onde vocês terão mais espaço para postar textos de sua autoria, tirar dúvidas e pedir assistência para a elaboração dos trabalhos (bem como para pura descontração também, por que não?).

Clique aqui para visitar nossa comunidade.

Espero que possamos fazer um excelente trabalho ao longo do semestre letivo!

Aguardo vocês lá!



Atenciosamente,

Adriano Mascarenhas

1 comment:

Anonymous said...

Parabéns!!!O site ficou muito inovador e corresponde com as formas tecnicistas de aplicação educacional...
Petronio