Sunday, September 9, 2007

Aula do dia 28/08

Nesse dia, apenas discutimos, com base no texto da apostila, as características do Método Audiolingual (Audiolingual Method: ALM). Esta aula foi bem breve, e até um pouco improdutiva. Devido a atrasos no começo, perdemos 20 minutos do horário. A dinâmica que escolhi também não foi totalmente apropriada. Bem, de toda forma, o conteúdo desta aula ficou melhor trabalhado na aula seguinte, por meio de uma demonstração da mecânica do método.

De acordo com SILVEIRA (1999):

"Este método surgiu nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Conforme Germain (1993:141), o ASTP - Army Specialized Training Program (1942-1943) - o serviço de treinamento do exército americano, dada a necessidade premente de formar soldados falantes de outras línguas, fez um apelo aos lingüistas como Leonard Bloomfield, da Universidade de Yale, para elaborar um método eficaz de ensino de línguas estrangeiras em tempo relativamente curto. O "método do exército" não durou mais que dois anos, mas despertou interesse nos meios educacionais e no público em geral. Mas foi só nos anos 50 que o método audiolingual foi devidamente sistematizado pelos lingüistas aplicados Robert Lado, Charles Fries, Nelson Brooks e outros".
(p. 64)

A concepção de língua no ALM é a estruturalista. Isso significa que a língua que ele pretende ensinar é vista como um sistema de estruturas, de formas lingüísticas organizadas, que existem "além dos falantes". Aprender uma língua é, portanto, conhecer esse sistema. Nota-se aqui uma grande convergência com a Lingüística Saussureana. De fato, o ALM foi o primeiro método a buscar fundamentos na ciência em vez da técnica. As fronteiras entre técnica e ciência não são muito rígidas, no fim das contas, mas fica aqui a observação: ele busca fundamento na Lingüística institucionalizada como ciência. Outra ciência que entra em jogo é a Psicologia, por meio do Behaviorismo.

Ainda aproveitando pressupostos da Lingüística Estrutural, o ALM dá ênfase às habilidades orais, tratando a escrita apenas como "um retrato" da fala. Desta maneira, há uma progressão no ensino das habilidades, seguindo a ordem "listening > speaking > reading > writing", que também tem o propósito de imitar a ordem de aquisição das habilidades da língua materna.

Por falar em progressão, uma característica bem marcante desse método é o chamado "scaffolding". Os conteúdos são organizados de forma a seguir uma ordem crescente, do mais fácil para o mais difícil, e é quase certo que os materiais utilizados até mesmo numerarão os passos do ensino em Unidades: Unit 1, Unit 2, Unit 3, etc. Essa ordenação também obedece ao critério da semelhança com a língua materna. Aquilo que é mais similar é apresentado primeiro, em detrimento das características específicas da língua alvo, que são apresentadas posteriormente.

Dada a premissa "Língua = Estrutura", este método irá se utilizar amplamente também dos "pattern practices", ou "treinos de estruturas" (também chamados de "drills", no caso de estruturas sintáticas). Um dado componente lingüístico é treinado inúmeras vezes, com muitas repetições, pois acredita-se que o aprendizado de línguas é uma questão de formação de hábitos corretos (Behaviorismo), de maneira a lembrar um automatismo. A idéia de automatismo manifesta-se também na Tendência de ensino que usualmente está ligada ao Método: a Tecnicista. Há grande confiança em recursos tecnológicos, especialmente gravações de áudio com falas na pronúncia de um nativo. Os métodos estruturais similares ao ALM também manifestam essa característica. Nossa apostila traz uma explicação sobre dois deles: O Método Estrutural-Situacional, e o Método Estruturo-Global Audiovisual (Ou SGAV). Novamente, por questões de brevidade, vamos nos concentrar no método de maior expressão. O ALM, nesse sentido, é incontestavelmente um dos de maior representatividade: Assim como o Método da Gramática e Tradução persiste na escola pública, pode-se dizer que o ALM é usado em muitos cursos particulares de línguas, atualmente.

Bom, é isso. Até a próxima.

2 comments:

Anonymous said...

Parabéns pelo site professor Adriano! Você contribui para a inovação e o brilho da FUCAMP!

Bruno "Jesus" said...

Feliz dia do prôfe!
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